O foco desse blog é a pesquisa da história do Sertão baiano.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

De Rui Barbosa a Fátima


Nascido em Salvador, no dia 5 de outubro de 1849, Rui Barbosa de Oliveira foi político, diplomata, advogado e jurista brasileiro além de conferencista em Haia (Holanda) e membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Com esse currículo, Rui Barbosa é considerado até hoje um dos maiores intelectuais da história do Brasil. Mas é a sua carreira política que nos interessa neste momento.
Membro do Partido Liberal, Rui lutou por eleições diretas e pelo Regime Federativo. Em 1877 elege-se pela primeira vez como deputado pela Bahia onde destacou-se como abolicionista. Com sua retórica impecável, colecionou inimigos entre os poderosos donos de escravos da época. As movimentações de bastidores destes nas eleições seguintes, custaram caro ao político baiano que não conseguiu se reeleger.
Prestigiado nacionalmente, Rui Barbosa exerce o cargo de Ministro da Fazenda durante o governo de Deodoro da Fonseca (1889-1891), em 1889 é eleito para o senado, na ocasião, praticamente escreve a constituição de 1891 e quase vira presidente do Brasil.
Durante o seu longo período como senador pela Bahia (1889-1922) as disputas pelas terras que compõem o atual território de Fátima e região pela Bahia e Sergipe se intensificam, ao ponto de, segundo Antônio Santana Carregosa, Sergipe mandar (em 1914) soldados para a região. O litígio provocou a ira do Senador Rui Barbosa que fez acalorado discurso na tribuna do senado Federal ameaçando intervir imediatamente junto ao Supremo Tribunal Federal. A reação do senador e o envio de tropas da Bahia para a área minoraram a ambição de Sergipe, isto não impôs um fim definitivo à disputa que só seria “encerrada” em 1932, mas esfriou os ânimos por alguns anos. Está aí estabelecida a conexão entre Rui Barbosa e Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário