O foco desse blog é a pesquisa da história do Sertão baiano.

sábado, 14 de março de 2020

Jornal de Paripiranga noticia a passagem de Lampião pela Região

Patrocínio do Coité, 23 de dezembro de 1928. Jornal O Paladino. Ano X - N° 9.

Na edição de 23 de dezembro de 1928 o jornal O Paladino da então Vila de Patrocínio do Coité noticiava a passagem do rei do cangaço por essa nossa região. Os fatos da reportagem foram narrados à redação do jornal pelo Coronel João Sá que tinha encontrado com Lampião e seu bando no Sítio do Quinto na noite anterior. O Coronel, deputado naquela ocasião, seguia de Jeremoabo (escrito com “G” na época) para Salvador em seu automóvel Ford na companhia do seu pai e de um aliado político, um dos trajetos da viagem era seguir de Jeremoabo para Salgado onde pegaria o trem em direção à capital baiana. Na altura do atual município de Sítio do Quinto o coronel e seus companheiros de viagem foram surpreendidos pelos cangaceiros. A conversa foi amistosa, Lampião pediu dinheiro para o político e foi prontamente atendido. Na verdade, nascia ali uma longa amizade que traria benefícios para João Sá, mas também problemas com a justiça.
            De acordo com a reportagem, de passagem pela vila do Coité, João Sá relata o seu encontro com o bandoleiro e a história logo vira notícia. É bem possível que a população local tenha ficado apreensiva com a proximidade do grupo de Lampião da povoação. O encontro de Lampião com os moradores de Patrocínio do Coité não tardaria a acontecer.
            A passagem de Virgulino Ferreira as Silva e seu bando por toda essa região é narrada com riqueza de detalhe por Oleone Coelho Fontes no livro Lampião na Bahia de 1988. Na obra é relatada a entrada do grupo na Bahia, fugindo de intensa campanha de perseguição das volantes de Pernambuco após a frustrada tentativa de invasão da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Após esse fato, Lampião e parte do bando ruma para a Bahia onde alega chegar em paz mas logo entraria em confronto com a polícia local.
            A edição do jornal Paripiranguense compõe o acervo da UNIAGES e foi enviada ao Blog HF pelo pesquisador Juan K. Menezes e é mais uma fonte a atestar a intensa atividade de cangaceiros por essa circunvizinhança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário