O foco desse blog é a pesquisa da história do Sertão baiano.

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

O Pombalense Ministro da Educação.

 

Membro da poderosa família Brito de Ribeira do Pombal, Antônio Ferreira de Oliveira Brito nasceu naquela cidade a 8 de outubro de 1908, formou-se em direito pela Faculdade de Direito da Bahia em 1933, era especialista em direito penal. Iniciou a carreira política pelo PSD, onde se elegeu Dep. Estadual Constituinte pela Bahia, mandato exercido entre 1974 e 1959.   Licenciou-se desse primeiro mandato para ocupar a Secretaria de segurança pública do Estado no governo de Otávio Mangabeira.

Como juiz Jeremoabo, tem seu nome registrado na história como o responsável pelo julgamento dos cangaceiros do bando de Ângelo Roque que se renderam em 1940 na cidade de Paripiranga, todos foram condenados e 30 anos de prisão pelo magistrado.

          Elegeu-se Dep. Federal em 1950, após a renúncia de Jânio Quadros, passou a defender as instituições e o rito democrático, foi um ferrenho opositor à onda golpista da época defendendo a posse do seu vice, João Goulart (Jango).

          Foi no governo Jango que recebeu a nomeação de Ministro da Educação e Cultura, pasta que ocupa até 1962. Em 1963 é indicado para novo ministério, dessa vez, a pasta de Minas e Energia.

          Em 1969, teve seu mandato de deputado cassado pelo Ato Institucional número 5, o famigerado AI5. Após esse período, foi presidente da CHESF, no período entre os anos de 1985 à 1987, época em que chefiou a fundação de cidades como Canudos Nova, Rodelas, Petrolândia e outras cidades que terminaram por ficar na área de inundação da barragem de Paulo Afonso e precisaram deslocar suas sedes para novas áreas.

          Foi prefeito de Ribeira do Pombal onde deu seguimento a uma carreira política e profissional proeminente, veio a falecer em Salvador no ano de 1997, aos 93 anos de idade.

 

Fontes: Memorial da eletricidade e página da ALBA.


Moisés Reis, Professor há 22 anos do Município de Fátima, Licenciado em História pela Uniages com especialização em História e Cultura Afro-brasileira pela UNIASSELVI, Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal de Sergipe. Autor das obras: Manual Didático do Professor de História, O Nazista, Fátima: Traços da sua Histórias, O Embaixador da Paz, Maria Preta: Escravismo no sertão baiano, e da HQ Histórias do Cangaço.

Contato

Fone

75 – 99742891

E- mail.

moisessantosra@gmail.com

 

 

 

8 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, gostei de saber destas informações porque sou de Banzaê. Só não encontrei o nome do Ministro da Educação. Peço a gentileza de colocar.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que ele tinha sido prefeito de Pombal

    ResponderExcluir
  3. O nome dele é Antônio Ferreira de Brito

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, mas o nome dele era Antônio de Oliveira Brito

    ResponderExcluir
  5. Então, amigo; Nesse caso, era outra pessoa. Pode me chamar no zap 75 999742891, já vi que vc gosta de história, é dos meus rsrsr. Quem sabe vc poderia me passar mais informações e eu posso te esclarecer de quem se trata esse personagem. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, um registro importante para a história do nosso Semiárido, gostaria de saber, mais sobre os escravagistas dessa região.

    ResponderExcluir
  7. Em meu livro MARIA PRETA, ESCRAVISMO NO SERTÃO BAIANO, vc encontrará um panorama do que foi a escravidão em nossa área.

    ResponderExcluir