O foco desse blog é a pesquisa da história do Sertão baiano.

terça-feira, 12 de abril de 2022

A torre de Fátima.

 


                Fátima hoje conta com mais de uma torre de telefonia ou para veicular o sinal da Tv aberta. Os monolitos de metal se erguem na antiga Serra do Mocó, que é assim chamada desde, pelo menos, 1916. Essas torres são parte da paisagem da cidade e comunidades vizinhas há anos.

            Por muito tempo, entretanto, apenas uma única torre solitária ficava ali instalada. O monumento, erguido para proporcionar ao fatimense sintonizar a TV Bahia (sim, por anos, só era possível assistir a esse canal especifico) infelizmente protagonizou episódios terríveis quando algumas pessoas decidiram saltar para a morte dos vários metros de altura da estrutura.

            A história dessa primeira torre tem início a 7 de março de 1990, na gestão de Osvaldo Ribeiro, quando a Câmara Municipal de Vereadores que funcionava ao lado do atual PSF da avenida Nossa Senhora de Fátima (Exatamente na casa da professora aposentada Gerinalda dos Anjos) autorizou o executivo municipal, através do projeto de lei N° 68, a comprar de 702 metros quadrados nas terras do senhor José Ferreira Sobrinho (Zé da Barreira) a fim de ali construir a estação parabólica Tv Bahia.

            De acordo com o ex-prefeito Eduardo Pires, que na época era o presidente da Câmara, o deputado Zé Lourenço adquiriu o equipamento necessário e doou ao município. Na época, uma única torre, como dito, foi erguida e tinha a função específica de viabilizar o sinal da Tv Bahia para o fatimense. Já nos anos 2000 outras torres foram sendo erguidas e outros canais puderam ser sintonizados. Mais recentemente as operadoras de telefonia também ergueram outras estruturas.

Moisés Santos Reis Amaral, Professor há 20 anos do Município de Fátima, Licenciado em História pela Uniages com especialização em História e Cultura Afro-brasileira, Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal de Sergipe. Autor das obras: Manual Didático do Professor de História, O Nazista e da HQ Histórias do Cangaço.

 

Contato

Fone

75 – 981990630

E- mail.

moisessantosra@gmail.com

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário