O foco desse blog é a pesquisa da história do Sertão baiano.

segunda-feira, 14 de março de 2022

Severo Correia


 

            A primeira referência ao antigo morador de Fátima, Severo Correia, que tive acesso veio de uma entrevista concedida por Isaura Borges no final dos anos 90. Desde então, fiquei atento aos detalhes da vida desse curioso personagem da nossa história que já nos rendeu alguns textos aqui no Blog.

            Assim, descobri que Severo Correia de Souza era tenente coronel da guarda nacional e que se correspondia com frequência com o Barão de Jeremoabo. Em uma das cartas enviada por severo ao Barão, tratam de questões de terras e negócios, a missiva, inclusive, foi publicada no livro “Cartas ao Barão”, de Consuelo Novais.

            Mais recentemente, o pesquisador cicerodantense Marcelo Souza Reis me enviou algumas anotações colhidas por ele no Museu do Sertão, em Itapicuru, nas quais novos detalhes da vida do antigo fatimense vieram à tona.

            Através dos dados colhidos do enorme acervo deixado pela Barão, descobrimos que Severo se casou no dia 30 de setembro de 1849 com Líbia, da qual o sobrenome desconhecemos. Líbia não tinha completado ainda os 12 anos quando se casou, pois sua data de nascimento é 11 de dezembro de 1849.

            O casal teve dois filhos, João Severo de Souza, nascido em 14 de julho de 1869 e Francisca de Souza, nascida em 21 de setembro de 1890. A idade de Líbia é um tema curioso. Tinha, como dito, menos de 12 anos quando se casou e foi mãe do primeiro filho aos 20 anos.

            Outro dado importante das anotações que recebi é o caso de Manoel Lins Barreto, morador da fazenda São Domingos, hoje um povoado de mesmo nome pertencente ao município de Fátima. Manoel era vaqueiro da família Dantas, o São Domingos, inclusive, era uma das propriedades da família. Manoel Nasceu em 20 de setembro de 1800 e faleceu em 11 de fevereiro de 1884. A sua linha do tempo nos dá uma ideia do quão antiga é aquela fazenda. Em 1857 ela está registrada em nome de João Dantas dos Reis.

 

Moisés Santos Reis Amaral, Professor há 20 anos do Município de Fátima, Licenciado em História pela Uniages com especialização em História e Cultura Afro-brasileira, Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal de Sergipe. Autor das obras: Manual Didático do Professor de História, O Nazista e da HQ Histórias do Cangaço.

 

Contato

Fone

75 – 981990 630

E- mail.

moisessantosra@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário