Imagem criada a partir do Google Earth |
Conforme
tratei aqui no Blog alguns anos atrás, a Ferrovia Leste, como era conhecida
pelo fatimense, foi um ramal ferroviário que buscava ligar o litoral de Sergipe
ao canteiro de obras da usina hidroelétrica de Paulo Afonso.
Na ocasião, o governo
federal, nos mandatos de Eurico Gaspar Dutra e Getúlio Vargas, liberou vultosas
quantias para a construção da ferrovia durante os anos 1950.
As obras tiveram evolução diferente
ao longo do percurso, em Lagarto, por exemplo, chegou-se a construir uma
estação para o trem, enquanto em outros pontos, com Fátima, Adustina e
Paripiranga, bancadas de nivelamento, pontes e valas de até 6 metros de profundidade
ficaram para trás após o abandono da obra.
As obras foram
definitivamente abandonadas em 1955 quando o governo federal, cedendo ao lobby
das grandes montadoras de automóveis que chegavam ao Brasil, optou pelas rodovias.
Começava ali a decadência das ferrovias do país.
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