O foco desse blog é a pesquisa da história do Sertão baiano.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Fazenda São Domingos, Fátima- BA.

 



        

O que hoje é o povoado do São Domingos, no município de Fátima, é uma localidade com uma história que remonta às primeiras décadas do século XIX. Localizado na fronteira com o município vizinho de Cícero Dantas, o povoamento é composto por casas espaçadas entre si e por propriedades rurais de pequeno e médio porte.

Como muitos povoamentos fatimenses, o São Domingos herda o nome de uma antiga fazenda que, antes de 1830, pertencia ao enorme latifúndio pertencente à Casa da Torre. A família Ávila, linhagem de Garcia D’Ávila, que possuía a maior parte das terras que hoje compõem o Nordeste brasileiro, vai entrar em decadência no século XIX, deixando espaço para a família Dantas, linhagem do Barão de Jeremoabo, adquirir grandes nacos de terras na área que hoje é Fátima e municípios vizinhos.

João Dantas dos Imperiais Itapicuru (Avô do Barão). 

Essa história começa em 1832, quando o avô do Barão, João Dantas dos Imperiais Itapicuru, adquire enormes áreas de terras nessa região, nesse momento, praticamente toda a extensão do que hoje são os municípios de Cícero Dantas, Fátima, Novo Triunfo, Antas, Pedro Alexandre e Coronel João Sá, além de boa parte do município de Jeremoabo, passam a fazer parte das terras da família Dantas.

A partir daí, essas imensas áreas foram divididas em fazendas e nomeadas conforme vontade de seus novos donos. Entre essas fazendas está a São Domingos, uma propriedade que, como quase todas nesta área, tinha como principal atividade lucrativa, a criação de gado.

Em 1857, a São Domingos consta nos registros de terras eclesiásticos como propriedade de João Dantas dos Reis, pai do barão. Com a morte deste, em 1872, a fazenda passa às mãos de Cícero Dantas Martins, o Barão de Jeremoabo.

João Dantas dos Reis (pai do Barão).


 

Seguindo a dinâmica natural das heranças dentro da linhagem familiar dos Dantas, com a morte do Barão, em 1903, as terras da fazenda São Domingos, Tabuleiro, Barriguda e outras, passaram para o seu filho mais velho, João da Costa Pinto Dantas e quando esse veio a falecer, em 1940, passou as terras a dois dos seus filhos, Arthur e Adelaide da Costa Pinto Dantas. Foi com os irmãos Dantas, netos do Barão, que a fazenda São Domingos, assim como outras, foi desmembrada e vendida como propriedades menores.

Muitas dessas terras, ainda hoje pertencem as famílias que adquiriram dos Dantas, passando de geração em geração.



Cícero Dantas Martins (Barão de Jeremoabo).



João da Costa Pinto Dantas (Filho do Barão).


Arthur da Costa Pinto Dantas (Neto do Barão).



Nenhum comentário:

Postar um comentário