O foco desse blog é a pesquisa da história do Sertão baiano.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

João Maria é empossado prefeito de Fátima.



No dia 1º de janeiro de 1986, João Maria de Oliveira foi empossado pela Câmara Municipal de Vereadores de Fátima como o primeiro prefeito do recém-criado município. A cerimônia foi conduzida pelo então presidente da Casa Legislativa, João José do Rosário, que conferiu a posse ao prefeito, o qual prestou juramento declarando-se apto para o exercício do cargo.

A primeira legislatura municipal foi composta pelos seguintes vereadores: Antônio dos Santos Menezes, José Pereira Filho, Miguel Correia de Andrade, José Bispo de Souza, Givaldo Gonçalves de Sousa, José Carlos da Silva, Reginaldo Oliveira de Santana e João Benígno do Rosário.

De acordo com a declaração de bens apresentada na ocasião, o patrimônio do prefeito João Maria de Oliveira era estimado em 170 milhões de cruzeiros, o que equivaleria hoje, segundo o site Conversor de Moeda Corrente, a aproximadamente R$ 61 mil. Já o vice-prefeito, Augusto Borges Silveira, empossado na mesma sessão, apresentou um patrimônio significativamente maior: 1,6 bilhão de cruzeiros, valor que corresponderia a pouco mais de R$ 600 mil na atualidade. Entre seus bens, destacavam-se duas fazendas localizadas no município vizinho de Cícero Dantas, além de outros imóveis e ativos declarados.

O documento que registra a posse e as declarações patrimoniais integra o acervo histórico da Câmara Municipal de Fátima, constituindo uma das principais fontes para o estudo do início da administração pública no município.

 


Moisés Reis, Professor há 24 anos do município de Fátima, Licenciado em História pela Uniages com especialização em História e Cultura Afro-brasileira pela UNIASSELVI, Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal de Sergipe. Autor das obras: Manual Didático do Professor de História - O Nazista - Fátima: Traços da sua Histórias - O Embaixador da Paz - Maria Preta: Escravismo no sertão baiano – Últimos Cangaceiros, Justiça, prisão e liberdade - da HQ Histórias do Cangaço e do documentário Identidade Fatimense.


2 comentários: